terça-feira, 21 de julho de 2009

Praia Tipicamente Portuguesa

Ir á praia no fim-de-semana?? Não me parece...pior ainda se a escolha for costa da caparica ou linha de cascais...mas onde é que as pessoas têm a cabeça?? Lá porque está calor têm que sair todas de casa...? Tudo começa com o habitual trânsito 20 km antes de chegar á praia...a pessoa vai tão feliz a levar com o vento nos cabelos até que o sorriso cai por terra quando olha para a frente e vê...Filas e mais Filas de trânsito! Apesar de muitos terem o luxo do A.C. (sim porque eu já considero um luxo), eu cá me contento com o vento que apanho quando ando rápido...por isso se estou parada no trânsito por volta do meio dia...estou igualmente a fritar...Sim...a fritar...porque não há vento, água ou qualquer ventoinha que passe ali por acaso.
Depois chegamos á praia, já depois de muito custo...e pensamos nós que é desta que vamos por o tão esperado pézinho na areia...Não amigo...não me parece...Vem então o tão querido...Problema de estacionamento...e é quando me deparo com as maiores depravações de estacionamento alguma vez existentes...onde o espaço para passar entre os carros é menor que o tamanho da largura do carro...ou então aqueles carros que decidiram simplesmente bloquear outros ( esperando que esses saíam tarde da praia). Depois das várias voltas ao parque, a razão situa-se e pensamos que realmente é melhor pôr o carro no campo das couves a 1km da praia, aí sim...são vários os lugares! Desejos de banhos no mar, assombram-nos novamente...mas não...ainda não é desta...é tempo de fazer a bela da caminhada até á praia por entre o chão de terra batida que levanta poeira á medida que mais um carro tenta a sua sorte no parque de estacionamento na praia...portanto chegamos á praia já com um bronze especial cor de pó!
Chegámos á praia....já sentimos o cheiro do mar, e aquela brisa marinha já nos toca com cuidado...aí que surge o novo problema...Onde pôr a toalha? ( sim porque já não falo do chapeú de sol, porque isso é quase o mesmo que pedir um milagre). Olhamos á volta e deparamo-nos com aquelas famílias simpácticas...típicas portuguesa...o marido rezingão, a mulher que tenta mantêr os filhos ao pé do chapéu, por o protector no mesmos e alimentar o marido e fihos ( tudo isto ao mesmo tempo), os filhos que gritam mais que uma máquina de lavar roupa e com algum azar ainda atiram uma bola á nossa cabeça e assim que agarram nela viram costas como se nada tivesse passado ( porque os pais não lhes ensinaram as boas maneiras), os tios que devem estar a ler a bola e a tia e primas a tratar das cuscuvelhice habitual por entre a Nova Gente e a Maria ( revistas tão portuguesas como estas famílias)! Chegamos ao dilema....será que prefiro levar com o mar e ficar longe da família, será que fico num bom sitio mas ouço as habituais gritarias ou vou para as dunas e ando 2km para chegar ao mar... Geralmente, é sempre a última....coisa que me chateia muito porque quando saimos da água só queremos é chegar á toalha porque aquela caminhada é um pouco chata! O nosso último problema ( durante a estadia na praia) trata-se da fome...das duas umas ou leva-se uma sandocha ou tem que se carregar com a tralhar toda até ao barzinho que vende sandes ao dobro do preço normal...sim porque depois do arrastão, já ninguém deixa as coisas na areia por muito tempo como antigamente. Agora quem sai de perto das coisas está sempre com um olho no burro e outro no cigano e se for realmente comer ao bar...toca de carregar com tudo...com excepção de quando obrigamos alguém a ficar na toalha para controlar a situação!!
E assim se passa mais um dia de praia ao fim-de-semana...dos quais estou a pensar deixar brevemente para apenas ir durante a semana, ou então faz-se o esforço e aproveita-se um pouco do sol durante um momento de descanço ( é que eu adoro praia)! Claro para acabar....voltamos ás filinhas que duram até chegar a casa! Enfim mais um dia bem passado!

Sem comentários:

Enviar um comentário