quinta-feira, 2 de julho de 2009

Coco Avant Chanel

Se há coisa que eu gosto é de fazer aquela critica ( seja boa ou má ) a um filme que acabei de ver e digo-vos que a este filme não aponto nem um erro...

Está charmoso, encantador, esperançoso, lutador...faz-nos sonhar! O texto maravilhosamente escrito com falas que nos deixam com a certeza que Gabrielle, ou Coco para os amigos, tinha também tantos ou mais pensamentos que uma verdadeira mulher independente!

É incrivel imaginar que a criadora da marca Chanel, a verdadeira estilista, viveu numa altura em que ainda se usava o corpete e as pessoas transportavam-se na maioria das vezes, de carroça.

A evolução que Coco mostra desde jovem é impressionante, o "á vontade" com que se veste de homem, numa sociedade em que as mulheres preferiam as plumas, os largos chapéus e os vestidos compridos. Não acreditava no amor, e respondia sempre com uma frase fabulosa na ponta de língua : Que devo eu fazer agora? Corar? Baixar os olhos? Apaixonar-me? Não vá cair no erro de acreditar no amor!

A língua francesa confere ao filme aquele luxo, aquela harmonia....as roupas muito bem concebidas, entende-se perfeitamente a palete de cores que usa no seu primeiro desfile....
A música francesa...bem tal como a língua, dá-nos aquele ambiente burgês francês dos cabarets!

Adorei, amei o filme, quero ver de novo... saí da sala tocada, com esperança e vontade de pegar numa mala e meia dúzia de trocos e simplesmente ir... Recomendo vivamente ( ao contrário do Gato das Botas )!

O fim trágico parece mais um conto de fadas, daqueles que a rapariga pobre sobe na vida sozinha, com a sorte de ter encontrado alguém que desse um empurrãozinho e mais tarde o "amor da sua vida"....onde o " e viveram felizes para sempre" não acontece....
Sempre tive curiosidade por esta Senhora, agora tenho a certeza que a minha intuição não estava errada....
Um brinde!!! Um brinde a todas as mulheres que respondem pelo que é seu, porque querem, porque não se importam com os outros, porque são livres, porque pensam pelas suas próprias cabeças, porque adoram a vida e não deixam que ninguem a estrague! Um brinde á Coco!!

3 comentários:

  1. eu adorei este filme,gostei mesmo muito

    bj

    ResponderEliminar
  2. Vamos ser independentes..vamos lutar..arriscar..ser mais frias..mais romanticas..mais malucas..mais ainda e mais..
    ..repetimos a dose?

    ResponderEliminar
  3. Simmmmmmmmmmmmmmm pra semana!!! No cinema de sempre! Tenho que tirar umas frases!!

    ResponderEliminar