segunda-feira, 6 de julho de 2009

La Vie En Rose

Esta semana os filmes franceses deram que falar...parece-me que todas as grandes mulheres francesas começaram a carreira a cantar em bares de baixo nível e todas foram feitas de desgraças que iam passando pela pele.
Uma delas é Edith Piaf....se gostei de Coco, Edith não ficou nem um pouco atrás...aquela fraca figura vivia para o palco com aquele voz única que enrola a língua quando canta os erres, inesquecível! Penso até que só não morreu no palco porque não deu!
Mais um daqueles filmes que aconselho, onde reina o ambiente parisiense e as desgraças de edith...que tal como coco tinha sempre uma resposta na língua, que falava alto e não deixava que nínguem lhe tirasse a razão, era uma "taberneira" charmosa:)!
Sinceramente custa-me até falar sobre edith pois faz-me lembrar muito do que vi no filme de Coco Chanel....apesar de Edith ser um pouco mais problemática, foi deixada em miúda no bordel da avó, viveu num circo ambulante, cantou nas ruas por uns tostões, por álcool, por comida, teve muitos problemas de saúde pelos vicíos que cometeu, apaixonou-se por um homem casado e o destino tirou-lhe aqui que mais ansiava da maneira mais estúpida possível ( tal como Coco )....
Para quem já viu Coco Avant Chanel, ou apenas La Vie en Rose que veja o outro...porque cada vez mais me apercebo das parecenças entre as duas....só que uma continuou na música por talento e a outra apostou na moda por inspiração clara (claro que existem outras diferenças...mas os pontos mais importantes são estranhamente parecidos).
Deixo aqui duas frases que me marcaram:

" Um brinde a todos os que me esperam ver no chão e que acham que não dou conta disto"

Numa entrevista, a jornalista perguntou a Piaf:
Se pudesse dar um conselho a uma mulher o que dizia? Ame!
E a uma jovem? Ame!
E a uma criança? Ame!

1 comentário:

  1. " Um brinde a todos os que me esperam ver no chão e que acham que não dou conta disto"
    Vamos também nós brindar a isto.
    Ainda não vi o filme.La Vie en Rose,é arriscar.Afinal sempre gostei de uma boa "taberneira"

    ResponderEliminar